Vastaa Viestiin

Procuro Informações de José Barbosa casado com Francisca Maria de Jesus, pais de Humberto Barbosa(meu avô paterno)

Se necessita de ajuda com a sua pesquisa sobre a história da sua família, coloque aqui a sua questão

Valvoja: landerset

miltonbarbosafilho
male
Viestit: 3
Sisääntulotila: Graafinen
Selailu: Graafinen
Tarkastele heidän sukupuutaan.
Bom dia!

Procuro Informações de José Barbosa casado com Francisca Maria de Jesus(bisavós paternos), pais de Humberto Barbosa(meu avô paterno, nascido em Monte Sião/MG, em 15/09/1908) este casado com Rosalina Leme Barbosa (minha avó paterna, nascida em Socorro/SP, em 28/05/1912) aos 24/11/1945, em Santo André/SP, 2º subdistrito, Utinga.

O que eu consegui: conversando com meu pai Milton Barbosa descobri a data e local onde meu avô Humberto Barbosa faleceu, solicitei 2ª via da certidão de óbito, com ela em mãos, obtive a informação da data e local de casamento com minha avó, solicitei 2ª via da certidão de casamento, narrado no parágrafo acima. Deste modo obtive nomes, locais e datas de nascimento de meus avós paternos.

Consegui solicitar e obter a certidão de nascimento de minha avó paterna(Rosalina Leme Barbosa) em Socorro/SP; entretanto até este momento resta infrutífera a solicitação da certidão de meu avô paterno(Humberto Barbosa) em Monte Sião/MG, pois o Cartório alega que não consta no índice e, também, já paguei para realizar buscas folha por folha entre 1908 a 1923(15 anos) e o resultado foi negativo.

Será que o cartório do 2º subdistrito de Santo André/SP, pode dar acesso aos documentos de habilitação de casamento de meus avós paternos ocorrido em 1945? Mesmo sendo pago e como faço isso, pois essa é a única forma que estou vislumbrando de ter acesso a certidão de nascimento de meu avô paterno - Humberto Barbosa.

E assim poder concluir uma fase de minha árvore genealógica, que segue em anexo.

O que vocês amigos Entusiastas da Genealogia, estou no caminho certo? Ou tem um atalho?
Liitteet
Árvore genealógica de MILTON BARBOSA FILHO 22-07-2021.pdf
Árvore Genealógica de Milton Barbosa Filho em 22/07/2021
(1.18 MiB) Tiedosto ladattu 11 kertaa
fermton
male
Viestit: 13
Sisääntulotila: Graafinen
Selailu: Graafinen
Tarkastele heidän sukupuutaan.
Ei, Milton,

Infelizmente, não existem atalhos, só mesmo muita pesquisa e dispêndio de dinheiro, tendo em vista que os serviços dos cartórios são todos pagos.

Acho que o primeiro passo seria esse mesmo, perguntar ao cartório se você pode verificar os documentos apresentados para o casamento. Ali você pode ter alguma pista (ou mesmo a própria certidão) do nascimento de seu avô. Uma coisa importante, não sei se você fez, é solicitar as certidões em inteiro teor, pois contém diversas informações a mais que podem ajudar nas buscas.

Outro caminho, caso seus avós tenham sido pessoas religiosas, é procurar também nos registros paroquiais tanto o casamento religioso quanto o batismo deles. Ali também pode ter alguma nova informação que vá te ajudar.

E há também a possibilidade de procurar os registros militares, no caso de seu avô. Aqui há algumas informações sobre isso: https://www.familysearch.org/wiki/pt/Brasil_Registros_Militares

Boa sorte.
miltonbarbosafilho
male
Viestit: 3
Sisääntulotila: Graafinen
Selailu: Graafinen
Tarkastele heidän sukupuutaan.
Ei, Fermton,

Obrigado pela atenção e apreço que dispensou em relação a minha busca familiar. Também, obrigado pela dica dos registros militares.
Referente ao casamento de meus avós paternos consegui a imagem original, disponibilizada no Family Search, assim economizando com certidão, encontrei informações importantes; entretanto, estou esperando passar um pouco este clima de pandemia para ir a uma biblioteca credenciada do Family Search para realizar buscas em arquivos relativos aos arquivos públicos de Minas Gerais, que somente estão disponibilizados dentro da plataforma deles, arquivos de Monte Sião e de Bom Descanso.
Até mais, se conseguir andar mais, te informo por aqui!
Vastaa Viestiin

Palaa sivulle “Pesquisas da História Familiar”